Âmbito da Intervenção
No dia 4 de outubro de 2024 foi assinado, na sede da IP, o auto de consignação da empreitada com João Machado Pragosa e Luís dos Reis Valente, das empresas Construções Pragosa, SA e Alves Ribeiro, SA respetivamente, ato que marca o início da obra de conclusão da construção da Variante da Atalia à EN4.
No âmbito da empreitada do IC13 – Anel Regional de Lisboa, atualmente designada por A33/IC32, foi iniciada a construção da Variante à EN4 que ficou interrompida no troço entre o Nó do Montijo da A33/IC32 e o entroncamento do Passil na EN118.
A presente empreitada prevê a construção deste troço da variante à Atalaia que permitirá, em articulação com os troços já construídos, concluir na sua totalidade a denominada Variante da Atalaia à EN4.
O traçado tem início no Nó do Montijo da A33/IC32, o qual será alvo de retificação para o estabelecimento dos novos movimentos de tráfego que surgirão com a conclusão da Variante à EN4, e terá duas vias em cada sentido.
No nó do Montijo o atual entroncamento será substituído por uma rotunda e no entroncamento com a EN118, em Passil, serão estabelecidas todas as ligações com a Variante da Atalaia.
Esta intervenção é executada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Componente C7, designadamente no programa de investimentos de Missing Links e Aumento de Capacidade da Rede, plano esse que estabelece um quadro de orientações para o setor dos transportes e um conjunto de intervenções prioritárias, assente em critérios de sustentabilidade, com vista à criação de valor para as empresas e para a economia portuguesa.
Benefícios
- Melhoria das condições de circulação e segurança para os utentes da via;
- Diminuição do tempo de percurso;
- Aumento da competitividade do tecido produtivo e redução de custos de contexto;
- Reforço da coesão económica e social no território nacional.
Financiamento Comunitário